Sociedade dos Poetas Mortos é um filme
originalmente titulado de Dead Poets Society, lançado em 1989, do gênero drama
e dirigido por Peter Weir. O filme se passa em uma escola de segundo grau,
extremamente tradicional e conservadora que objetiva os alunos para garantir o
curso superior, essencialmente nos cursos considerados de elite.
O filme inicia-se pelo discurso do
diretor que fala orgulhosamente para os pais dos alunos a herança histórica da
escola e enfatizam os quatro pilares essenciais para o sucesso da instituição:
Tradição Honra Disciplina e Excelência. Com isso, os pais dos alunos se sentem
seguros e empolgados para garantir a permanência dos seus filhos na escola
acreditando ser a melhor escolha.
Em uma das primeiras aulas, o livro a
ser estudado é “Entendendo a Poesia”, que traz um texto bem objetivo, mecânico
e de difícil entendimento para os alunos. Entretanto, o então professor John
Keating, ex-aluno da instituição apresenta uma visão mais ampla do assunto,
relacionando á poesia de forma mais subjetiva atrelando o ensino às artes,
poemas, teatro, ou seja, formas diferentes de interpretar o mundo, diferente da
abordagem tradicional do livro. Dessa forma, o professor pede aos alunos que
rasguem as primeiras páginas do livro demonstrando aos estudantes o caráter
errôneo de como o assunto é abordado no material didático. Consequentemente, os
alunos se sentem chocados com essa didática inovadora do professor começando
assim, uma nova forma de ver a vida dos alunos.
Depois disso, Keating incentiva os
alunos a subir em cima das suas mesas fazendo com que os estudantes possam sair
da sua zona de conforto e da passividade que sempre viveram ao longo das suas
vidas, seja no sistema familiar, como no sistema educacional, e juntamente com
ele, consigam quebrar os paradigmas da educação extremamente tradicional e se
permitam começar a ter um olhar crítico e reflexivo sobre o mundo ao seu redor,
produzindo poesias que possam refletir sobre tudo isso.
Dessa forma, os alunos começam a
gostar da nova forma de assistir as aulas, tendo mais participação, reflexões,
não somente absorvendo os conteúdos dados, além de começarem a tomar gosto pela
literatura e pedir que as aulas possam ser dadas também ao ar livre para se
sentirem mais motivados. Nesse meio tempo, alguns alunos descobrem que o
professor Keating fez parte da Sociedade
dos Poetas Mortos, onde seus membros se reuniam para declamar suas poesias e
expressar suas ideias. Assim, eles se sentem inspirados em continuar essa
prática e acabam fazendo encontros noturnos em um local isolado para continuar
a prática de declamar suas poesias e se sentirem na liberdade de fazer o que
quiserem sem o monitoramento da escola.
Ao longo do
tempo, o professor vai influenciando os alunos positivamente, mostrando seu
encantamento pela vida e os alunos se sentem motivados a fazerem a mudança nas
suas vidas, porém isso cria um empasse com o conservadorismo das suas famílias,
como exemplo disso, um dos alunos da escola chamado Neil sente que sua vocação
está ligada ao teatro, entretanto pelo fato de sua família não aceitar
obrigando-o a seguir a carreira de médico, ele se sente pressionado a tomar
medidas drásticas, então resolve cometer o suicídio, deixando todos os seus
colegas abalados e vulneráveis.
Com o
acontecido, o professor Keating é considerado culpado por ser “uma má
influencia” para os alunos e por consequência disso, é demitido, sendo
reverenciado pelos alunos posteriormente chamando-o de “O Capitão! Meu
Capitão!“, como ele gostava de ser nomeado, em referência ao poema de Walt
Whitman, causando uma comoção entre todos da sala.
O filme
Sociedade dos Poetas Mortos discute sobre temas que até hoje são discutidos na
educação, como o paradigma emergente, que cada vez mais deve tomar mais espaço
nas escolas, mostrando ao aluno que o mais importante não é a memorização mecânica
de conteúdos, mas a capacidade de ser um cidadão crítico, reflexivo que tem
consciência de tudo que acontece à sua volta, não sendo um sujeito passivo
perante as situações.
Entretanto,
o filme nos faz refletir sobre os valores da sociedade, e da escola, que
normalmente estimula somente a inteligência ligada aos aspectos cognitivos,
desconsiderando os outros tipos de inteligência, como a inteligência corporal,
musical etc. Além de não estimular a criatividade desses alunos, mas sim à
passividade e que quando saem da escola continuam com o mesmo comportamento.
Fica a dica é só clicar:
Realmente esse filme é muito bom. Voces sabem como dá dicas de filmes.
ResponderExcluirAmei