sexta-feira, 15 de julho de 2016

Vale apena assistir

Sociedade dos Poetas Mortos é um filme originalmente titulado de Dead Poets Society, lançado em 1989, do gênero drama e dirigido por Peter Weir. O filme se passa em uma escola de segundo grau, extremamente tradicional e conservadora que objetiva os alunos para garantir o curso superior, essencialmente nos cursos considerados de elite.
O filme inicia-se pelo discurso do diretor que fala orgulhosamente para os pais dos alunos a herança histórica da escola e enfatizam os quatro pilares essenciais para o sucesso da instituição: Tradição Honra Disciplina e Excelência. Com isso, os pais dos alunos se sentem seguros e empolgados para garantir a permanência dos seus filhos na escola acreditando ser a melhor escolha.
Em uma das primeiras aulas, o livro a ser estudado é “Entendendo a Poesia”, que traz um texto bem objetivo, mecânico e de difícil entendimento para os alunos. Entretanto, o então professor John Keating, ex-aluno da instituição apresenta uma visão mais ampla do assunto, relacionando á poesia de forma mais subjetiva atrelando o ensino às artes, poemas, teatro, ou seja, formas diferentes de interpretar o mundo, diferente da abordagem tradicional do livro. Dessa forma, o professor pede aos alunos que rasguem as primeiras páginas do livro demonstrando aos estudantes o caráter errôneo de como o assunto é abordado no material didático. Consequentemente, os alunos se sentem chocados com essa didática inovadora do professor começando assim, uma nova forma de ver a vida dos alunos.
Depois disso, Keating incentiva os alunos a subir em cima das suas mesas fazendo com que os estudantes possam sair da sua zona de conforto e da passividade que sempre viveram ao longo das suas vidas, seja no sistema familiar, como no sistema educacional, e juntamente com ele, consigam quebrar os paradigmas da educação extremamente tradicional e se permitam começar a ter um olhar crítico e reflexivo sobre o mundo ao seu redor, produzindo poesias que possam refletir sobre tudo isso.
Dessa forma, os alunos começam a gostar da nova forma de assistir as aulas, tendo mais participação, reflexões, não somente absorvendo os conteúdos dados, além de começarem a tomar gosto pela literatura e pedir que as aulas possam ser dadas também ao ar livre para se sentirem mais motivados. Nesse meio tempo, alguns alunos descobrem que o professor Keating fez parte da  Sociedade dos Poetas Mortos, onde seus membros se reuniam para declamar suas poesias e expressar suas ideias. Assim, eles se sentem inspirados em continuar essa prática e acabam fazendo encontros noturnos em um local isolado para continuar a prática de declamar suas poesias e se sentirem na liberdade de fazer o que quiserem sem o monitoramento da escola.
Ao longo do tempo, o professor vai influenciando os alunos positivamente, mostrando seu encantamento pela vida e os alunos se sentem motivados a fazerem a mudança nas suas vidas, porém isso cria um empasse com o conservadorismo das suas famílias, como exemplo disso, um dos alunos da escola chamado Neil sente que sua vocação está ligada ao teatro, entretanto pelo fato de sua família não aceitar obrigando-o a seguir a carreira de médico, ele se sente pressionado a tomar medidas drásticas, então resolve cometer o suicídio, deixando todos os seus colegas abalados e vulneráveis.
Com o acontecido, o professor Keating é considerado culpado por ser “uma má influencia” para os alunos e por consequência disso, é demitido, sendo reverenciado pelos alunos posteriormente chamando-o de “O Capitão! Meu Capitão!“, como ele gostava de ser nomeado, em referência ao poema de Walt Whitman, causando uma comoção entre todos da sala.
O filme Sociedade dos Poetas Mortos discute sobre temas que até hoje são discutidos na educação, como o paradigma emergente, que cada vez mais deve tomar mais espaço nas escolas, mostrando ao aluno que o mais importante não é a memorização mecânica de conteúdos, mas a capacidade de ser um cidadão crítico, reflexivo que tem consciência de tudo que acontece à sua volta, não sendo um sujeito passivo perante as situações.
Entretanto, o filme nos faz refletir sobre os valores da sociedade, e da escola, que normalmente estimula somente a inteligência ligada aos aspectos cognitivos, desconsiderando os outros tipos de inteligência, como a inteligência corporal, musical etc. Além de não estimular a criatividade desses alunos, mas sim à passividade e que quando saem da escola continuam com o mesmo comportamento.
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