É um modo de organizar, representar, graficamente através de um esquema, o conhecimento. Este tipo de mapa surgiu na década de
70 e teve Joseph D. Novak, docente da Universidade de Loyola, como idealizador dos
primeiros mapas conceituais tendo como base a teoria da aprendizagem
significativa proposta por David Ausubel. Na aprendizagem significativa há uma
interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se
modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição
de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura
cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa.
O processo é dinâmico o conhecimento vai sendo construído.
Os mapas conceituais representam relações entre conceitos
através de proposições. Os conceitos aparecem dentro de círculos ou em caixas de
texto, sendo que as relações entre eles são representadas por linhas que unem os
respectivos círculos ou caixas. As linhas apresentam palavras associadas (de
ligação) que descreve qual é a origem da relação que liga os conceitos. Um mapa
conceitual permite resumir os principais conteúdos de um texto. Observe no exemplo logo abaixo.
A importância do mapa conceitual para a avaliação da
aprendizagem pode ser vista quando o aprendiz se torna um ser ativo, criativo que é capaz de transformar o seu conhecimento. O professor nunca deve esperar que os alunos,
apresentem na avaliação o mapa conceitual “correto” de certo conteúdo. O que o
irão apresentar é o seu mapa e o importante não é se esse mapa está certo ou
não, mas sim se ele dá evidências de que estejam aprendendo significativamente
o conteúdo.
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Excelente dica!!
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