terça-feira, 5 de julho de 2016

Franzino, franzine ou fanzine ?

  
  A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais. 
Por seu conteúdo depender exclusivamente da paixão do fanzineiro (como são chamados às pessoas que publicam fanzines) pelo tema abordado, praticamente existem zines sobre qualquer tema que você puder imaginar: ficção-científica, música, literatura, culinária, aeronaves, e inúmeros outros, abordados sob as mais diversas formas: contos, poesias, documentários, quadrinhos e entre outros.
   A qualidade de um fanzine varia. Existem fanzines confeccionados artesanalmente, fanzines reproduzidos à base de fotocópia, impressos em gráficas, pretos e brancos, coloridos, digitais… são inúmeros tipos, mas o que todos eles têm em comum é o fato de não serem distribuídos. Os fanzines são raros, porque tem tiragens limitadas por causa das condições muitas vezes limitada do fanzineiro.
     Se os fanzines não são distribuídos em bancas, como se faz para adquirir um deles? Para isso existem as feiras de fanzines, que reúnem pessoas de diversas regiões do país para divulgar o seu trabalho e comercializar as suas publicações. Elas geralmente acontecem dentro de convenções temáticas e atraem um público cada vez maior de leitores. O fanzine expo é uma dessas feiras, e é um ótimo lugar para adquirir fanzines de todo o Brasil.
  Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada revista alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado, assim são fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos, reprodução de HQ’s antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante.
     A turma do Pra ficar sabendo pedagogia participou de uma oficina de fanzine ministrada pelas professoras Lúcia Couto e Iolanda Carvalho do departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí que é onde estudamos Pedagogia. Instigados às pessoas que estavam participando da oficina produziram seus próprios fanzines cada um com um tema de seu gosto, como a mulher, o racismo entre outros. O tema escolhido pela nossa turma foi: A violência no Trânsito, um assunto muito pertinente no nosso cotidiano que vem infelizmente acabando com muitos sonhos, no nosso trabalho aproveitamos para fazer homenagem a um dos casos recentes de violência no trânsito que tocou toda sociedade piauiense. Nosso fanzine abaixo e fotos tiradas durante a oficina.





     

     Foi a morte de dois jovens idealizadores do grupo "Salve Rainha"(movimento social) que morreram em um triste acidente provocado por um motorista alcoolizado, nosso trabalho mostra as consequências ocorridas ao misturar volante com bebida alcoólica e ou com celular que também é uma das causas agravantes de acidentes no trânsito, as pessoas devem tomar consciência daquilo que fazem e devem se alertar de que nos dias atuais devemos dirigir pôr nós e pelos outros para assim evitar o número enorme de acidentes ocorridos no trânsito devido a algumas infrações de certos condutores que valem a vida de outras pessoas.


Fica a dica: Como fazer seu fanzine passo a passo ?








Um comentário :